quinta-feira, 25 de novembro de 2010

'Bandido bom, é bandido morto.' Será?

Bom, faz uns dias que todos vemos/lemos/escutamos e presenciamos, mesmo que de forma distante a 'guerra' no RJ. O crime lá, agora, além de dominar as favelas e deixar famílias trabalhadoras em pânico (sim trabalhadoras, porque não é porque mora na favela que é bandido.) eles resolveram tomar conta da cidade toda.
Recentemente foi levantada a questão de que 'bandido bom é bandido morto'. Eu particularmente sou a favor disso. Mas com alguns critérios a serem seguidos: Bandido não é aquele que rouba um litro de leite pra sua filha que tá em casa chorando de fome. Nem aquele que num ato de desespero rouba cinco reias pra comprar um remedio pra um filho, ou algo assim. Infelizmente a nossa socioedade cria esses 'bandidos', que ao meu ver, sinceramente não são bandidos! Dá até pra entender o desespero de um pai. Muitas vezes, são esses que estão lá, lotando a cadeia, esses ladrões de galinhas, como são chamados. 
Bandido é aquele filho da puta, egoísta que rouba porque quer ter um carro importando, ou que rouba porque a ambição é maior que tudo. Bandido é aquele que enquanto nós nos fudemos o ano inteiro pra pagar conta, trabalhar, tá lá no nosso governo roubando tudo o que pode, enfiando dinheiro na cueca e pagando de bomsinho nas horas vagas. Bandido é aquele que mata a ex namorada da forma mais cruel só pra não pagar uma pensão. Aquele que não dá a minima pros filhos que correm perigo de serem mortos porque ELES tem facções inimigas, e só pensam no dinheiro, na droga. Aqueles que aterrorisam a população, que enfiam arma na cabeça de senhoras de oitenta anos e roubam aquilo que lhes resta da aposentadoria.
Eu sinceramente penso que a bandidagem SEMPRE vai existir, porque o mau ta no sangue de alguns, desde que nasce, e por mais que haja educação é dificil de mudar, porque é índole. O que temos que saber diferenciar é o BANDIDO do bandido por falta de opção, esses sim merecem uma segunda chance, ás vezes eles estão no crime por medo, por chantagem, muitas coisas que nós que não vivemos isso -graças a Deus- não temos como julgar. Porque o bandido mesmo, o grande, aquele que merece ta na cadeia e nao sair mais, ah.. esse tá lá, só mandando e assistindo todo o 'auê' na sua TV de plasma 60 polegadas. 


Fico me perguntando, quantas crianças hoje não verão seus pais chegarem do trabalho? Quantas pessoas receberão ligações informando que um familiar seu foi atingido pro bala perdida, e ou está em estado grave, ou morto. 

Um comentário:

  1. Acho que a justiça tem - e deve - ser igual pra todo mundo, independente dos motivos que levam o cara a assaltar. Não devemos julgar os infratores por ricos ou pobres, mas sim como honestos e não honestos. Um cara que, mesmo tendo uma penca de filhos, vai lá e assalta alguém por qualquer motivo que seja, passa a não ser honesto. A sociedade infringe o direito de dignidade dos menos providos de dinheiro, mas nada justifica um crime. Ou uma morte. E acredite, tem gente que mata pra dar de comer pro filho.


    Beijão guria!

    ResponderExcluir